Rua Barão do Monte Alto, n° 144 - Salas 407 a 409

Edifício Prata. Bairro Centro – Muriaé MG

(32) 3722-2764

Entenda o que é o glaucoma:

Compartilhe esta postagem com um amigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Primeiramente você precisa conhecer um pouco mais da anatomia e função dos nossos olhos, mais especificamente do nervo óptico, principal estrutura acometida pela doença.

Em condições normais, dentro dos nossos olhos, existe um líquido transparente chamado humor aquoso, rico em nutrientes e oxigênio, que é constantemente produzido e drenado, de modo que o seu volume e pressão mantém-se sempre constantes. A pressão intraocular normal varia entre 8 e 21 mmHg e quando esta se torna maior que 21 mmHg, começa a haver risco de lesão do nervo óptico.

Quando há algum distúrbio neste ciclo da produção e escoamento do humor aquoso, como ocorre no GLAUCOMA, seja por aumento da produção ou por uma diminuição da sua drenagem, o aumento de líquido causa elevação da pressão dentro dos olhos e por consequência lesão progressiva ao nervo óptico.

O nervo óptico funciona como um fio de condução que é responsável por levar todas as informações da visão para o seu cérebro (como o fio da televisão que traz a energia elétrica), processando-as em imagens no qual você enxerga. Portanto, quando o nervo é lesado, parte dessa transmissão fica comprometida (perda de visão do campo visual) e se nada for feito tal transmissão será totalmente interrompida de forma irreversível (cegueira).

Dr. Bruno Sá Antunes de Souza
CRM 77831 – RQE: 43384
Médico Oftalmologista
Especialista em Catarata e Glaucoma

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter