Exames e Procedimentos

Oferecemos diversos tipos de exames e procedimentos

Refratometria Computadorizada

Exame utilizado para obter uma medida aproximada do grau do olho do paciente. Por meio dele, e de maneira aproximada, é medida a refração do olho para detectar e acompanhar a evolução da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo.

Acuidade Visual

Esse exame mostra se a pessoa enxerga detalhadamente uma palavra ou um símbolo a uma determinada distância e se vê com clareza as formas e contornos dos objetos. É avaliada a visão de longe e perto.

Biomicroscopia

A biomicroscopia é indicada em todos as consultas oftalmológicos de rotina para ver como está a saúde dos olhos e investigar doenças oculares. O exame visa avaliar os olhos de forma detalhada, incluindo a pálpebra, conjuntiva, córnea, íris (colorido dos nossos olhos), pupila (menina dos olhos), cristalino (lente natural), nervo óptico e até as células dos olhos. Isso é possível porque o equipamento usado é um microscópico com grande aumento.

Biometria Ultrassônica

Por meio de um tipo de ultrassom, a ecobiometria ocular mede a distância entre as estruturas oculares e o comprimento axial dos olhos. Ela deve ser feita em pacientes que se submeterão à cirurgia de catarata para determinar o grau da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia.

Curva Tensional Diária

Exame que tem como objetivo avaliar o comportamento da pressão intraocular em horários diferentes do dia, visando detectar possíveis flutuações. É muito importante para pacientes com suspeita de glaucoma ou no monitoramento dele.

Campo Visual Computadorizado

O campo visual é a amplitude da percepção visual, ou seja, é a área do espaço que é percebida pelo olho. O exame de campo visual tem como objetivo quantificar esse espaço e apontar alterações no campo da visão, indicando a existência de cegueira em alguma parte do olho, que, muitas vezes, não é notada pelo paciente. Sua principal indicação é no uso para pacientes portadores de glaucoma ou com suspeita clínica da doença.

Fundoscopia (Fundo de Olho)

Exame no qual o médico oftalmologista utiliza uma lente auxiliar para avaliar através da pupila e de forma detalhada, a retina, incluindo mácula (área nobre da visão) e o nervo óptico.

Gonioscopia

Exame que tem como objetivo avaliar o ângulo interno (seio camerular) dos olhos, permitindo classificá-lo em aberto, intermediário ou fechado. Exame de grande importância no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, além de auxiliar no diagnóstico de outras patologias oculares (como por exemplo os tumores que acometem o segmento anterior dos olhos).

Mapeamento de Retina

O mapeamento de retina é um exame muito realizado e que tem como objetivo avaliar de forma detalhada toda a retina. Ele deve ser feito anualmente como prevenção, uma vez que os problemas na retina na grande maioria dos casos se manifestam em estágios avançados.

Paquimetria Ultrasônica

Esse exame tem como objetivo medir a espessura corneana, sendo imprescindível no planejamento de cirurgias refrativas (para corrigir a miopia, por exemplo). Além disso, é muito utilizada no estudo de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é “ajustada” de acordo com a espessura da córnea.

Microscopia Especular da Córnea

Exame que visa avaliar de forma detalhada todo o endotélio corneano. São realizadas fotografias de determinadas células, mostrando como estão suas formas, a quantidade e a saúde das mesmas. Trata-se de um exame recomendado às pessoas que farão cirurgias oculares.

Potencial de Acuidade Macular

Tem como objetivo avaliar o potencial de visão macular (área nobre da visão). É um exame indolor em que é realizada a dilatação da pupila. É indicado para os pacientes que apresentam baixa acuidade visual e para os que serão submetidos a cirurgias oftalmológicas, como por exemplo a cirurgia de catarata.

Retinografia Simples ou Colorida

Consiste em um exame que faz diversas fotografias do fundo do olho, das estruturas da retina, coroide, vasos sanguíneos e papila óptica. Exame complementar importante para diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças da retina, como glaucoma, dmri, retinopatia diabética dentre outras.

Senso Cromático (Teste de Ishihara)

Ele detecta doenças que causam confusão na distinção de cores — como verde e vermelho no daltonismo, e azul e amarelo em doenças da mácula. O teste consiste na observação de cartões coloridos, cada um com vários círculos com cores ligeiramente diferentes entre si. A pessoa que não consegue enxergar um número no centro dessa combinação de cores pode estar com algumas dessas condições.

Teste de Schirmer (Olho Seco)

Esse exame busca avaliar se a produção de lágrimas pelos olhos é satisfatória para mantê-los suficientemente lubrificados. É realizado com a utilização de tiras de papel semelhantes ao papel de filtro, que ao serem posicionadas em contato com a conjuntiva ocular irão permitir a medição da quantidade de lágrimas produzidas.

Teste de Sobrecarga Hídrica

O teste de sobrecarga hídrica serve exatamente para identificar a capacidade de drenagem do humor aquoso. Como funciona o teste de sobrecarga hídrica? Esse exame tem duração de aproximadamente 1 hora e ao longo do procedimento é aplicado colírio anestésico que, no entanto, tem efeito de mais ou menos 10 minutos. O teste funciona da seguinte maneira:

• Chegando ao consultório, o paciente é submetido à primeira aferição da pressão intraocular.
• Depois, ele deve beber 1 litro de água mineral no intervalo de 5 minutos.
• Feito isso, o médico medirá novamente a pressão intraocular nos intervalos de 15, 30 e 45 minutos.

Tonometria de Aplanaçâo

É o exame que mede a pressão intraocular (pressão do olho), através de um aparelho que entra em contato com o olho do paciente. Deve ser realizado em toda consulta oftalmológica.

Topografia De Córnea Ou Ceratoscopia Computadorizada

Exame que tem como objetivo fazer um mapeamento topográfico de toda a córnea, sendo indicado para avaliar o tipo de astigmatismo, para o diagnóstico e acompanhamento de doenças corneanas, e para o planejamento de cirurgias oculares.

Exames e procedimentos oftalmológicos em Muriaé-MG