Rua Barão do Monte Alto, n° 144 - Salas 407 a 409

Edifício Prata. Bairro Centro – Muriaé MG

(32) 3722-2764

O que esperar de uma consulta com o especialista em glaucoma?

Compartilhe esta postagem com um amigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você passou por uma consulta oftalmológica de rotina, o seu oftalmologista suspeitou de glaucoma e o encaminhou para uma avaliação com um especialista em Glaucoma. O que esperar de uma consulta com especialista em Glaucoma?

Durante um consulta especializada em glaucoma, o oftalmologista irá conversar com você para buscar fatores de risco, já citados anteriormente, para o desenvolvimento da doença.
Após história clínica detalhada, será realizado o exame oftalmológico e se confirmada a suspeita da doença, serão realizados exames complementares adicionais.

Exames oftalmológicos complementares:
– Retinografia Colorida
– Paquimetria
– Campo visual computadorizado
– Gonioscopia
– Tomografia de Coerência Óptica de disco óptico (OCT)

TONOMETRIA: Durante a tonometria, o médico oftalmologista instilará o colírio anestésico e o colírio de fluoresceína (o famoso colírio laranjinha). Em seguida, ele usará um dispositivo chamado tonômetro para medir a pressão do olho. O exame é indolor.

FUNDOSCOPIA: Com o auxílio de uma lente de aumento, o oftalmologista avaliará diretamente o nervo óptico em busca de alterações estruturais que sugerem o glaucoma.

RETINOGRAFIA: Exame utilizado para documentação e acompanhamento das alterações do nervo óptico.
É realizada uma fotografia do nervo óptico. O exame é indolor e pode ser necessário a instilação de colírio para dilatar a pupila. Portanto, o paciente deve estar acompanhado.

PAQUIMETRIA: A paquimetria é um exame indolor que mede a espessura da córnea. Uma córnea fina é um fator de risco para glaucoma. A espessura da córnea também tem o potencial de influenciar as leituras da pressão ocular. Usando a paquimetria, seu médico pode entender melhor suas leituras de pressão ocular e desenvolver um plano de tratamento certo para você.

GONIOSCOPIA: Exame utilizado para avaliar as estruturas do ângulo anterior dos nossos olhos e para classificar o tipo de Glaucoma. O oftalmologista instila o anestésico e utiliza uma lente auxiliar para realizar o exame. O exame é indolor, porém pode sentir uma pequena pressão quando a lente entrar em contato com os olhos.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT): Exame que tem como objetivo avaliar estruturalmente a retina e o nervo óptico, para detectar lesões precoces nas camadas de fibras nervosas.

Dr. Bruno Sá Antunes de Souza
CRM 77831 – RQE: 43384
Médico Oftalmologista
Especialista em Catarata e Glaucoma

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter