Rua Barão do Monte Alto, n° 144 - Salas 407 a 409

Edifício Prata. Bairro Centro – Muriaé MG

(32) 3722-2764

Glaucoma, um dos maiores vilões da visão

Compartilhe esta postagem com um amigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Glaucoma é um grupo de doenças oculares que tem como característica causar danos progressivos ao nervo óptico. Este nervo é responsável por transmitir as informações da visão ao nosso cérebro, funcionando como o fio da televisão que transmite a energia elétrica para que ela funcione. 

É a principal causa de cegueira irreversível e a segunda causa mais comum de cegueira em todo o mundo. Estima-se que 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo são cegas devido ao glaucoma.

Hoje, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos de idade, o que representa cerca de 1 milhão de pessoas, podendo ser três vezes mais após os 70 anos.

Vale ressaltar que devido à progressão silenciosa da doença – pelo menos em seus estágios iniciais – até 50% das pessoas afetadas nos países desenvolvidos nem mesmo têm conhecimento de ter glaucoma. Esse número pode chegar a 90% nas partes subdesenvolvidas do mundo.

Se não for tratada, a maioria dos tipos de glaucoma progride (sem aviso nem com sintomas óbvios para o paciente) no sentido de piora gradual do dano visual e pode levar à cegueira. Uma vez ocorridos, os danos visuais são irreversíveis, e isso fez com que o glaucoma fosse descrito como a “doença da cegueira silenciosa” ou “ladrão da visão”.


Não entre para essa estatística! A prevenção ainda é o melhor remédio!

Dr. Bruno Sá Antunes de Souza
CRM 77831 – RQE: 43384
Médico Oftalmologista
Especialista em Catarata e Glaucoma

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter